quinta-feira, 17 de março de 2011

Dores no corpo? Diminua a tensão... ALONGUE-SE



Com o aumento do sedentarismo mundial, é comum ouvirmos de nossos alunos, principalmente dos que estao iniciando a prática em nossa academia, que sentem dores no corpo. Geralmente estas dores são nas costas e trapézio para aqueles alunos que trabalham e ficam a maior parte do seu dia sentado. Outra dor muito frequente, porém não tão quanto as dores nas costas, é a dor no joelho que, na sua grande maioria são observadas nas mulheres que possuem desvios articulares, desequilibrio e encurtamento muscular que podem ser gerados pelo sedentarismo, excesso de sapatos altos, etc.
Seu corpo quando emite um sinal de dor, significa que necessita de atenção, podendo estar com alguma sobrecarga excessiva. Quando percebemos um encurtamento muscular mais severo, realizamos uma bateria de alongamentos específicos para a musculatura encurtada. A diminuição da tensão muscular e dor aguda é instantânea porém, sua eficácia só será contínua se o alongamento for inserido aos hábtos. Muitas vezes é necessário sessões diárias de alongamento para que a musculatura fique mais relaxada.

Em média, deve-se manter a posição do alongamento entre 40 e 60 segundos, não podendo tensionar muito na hora de alongar, o excesso de força ou de tempo, poderiam causar uma distensão em virtude da alta tensão muscular. Evite movimentos repetitivos durante o alongamento, o corpo entende isso como um movimento lesivo pois, este movimento de balanço acabam deixando a musculatura mais tensionada. A melhor coisa a fazer é relaxar e alongar devagar, até alcançar o início de sua dor, ao permanecer neste ponto, seu corpo irá se adaptar a uma nova posição que, posteriormente será aumentada.
Talita Germano - Coordenadora

Um comentário:

  1. É, particularmente eu sinto muitas dores..realmente um bom alongamento ajudaria! Parabéns pelo Blog...tenho certeza que as informações mais importantes estarão por aqui! Ansiosa pelas próximas postagens! Bjaum

    ResponderExcluir